A vitamina C possui atividade antioxidante, despigmentante, fotorrejuvenescedor, reduz os sinais do fotoenvelhecimento, melhora a textura da epiderme e combate rugas.
Através de diferentes mecanismos de ação proporciona efeitos benéficos nos tratamentos estéticos destinados a combater o envelhecimento da pele, entre eles estão: Produção de Colágeno, Antioxidante, Clareador
Produção de colágeno:
A vitamina C estimula a síntese de colágeno, que é a maior e mais importante proteína estrutural da pele, responsável pela firmeza e elasticidade cutânea.
Ela participa na produção de aminoácidos do tecido conjuntivo e das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza da pele, que é o maior alvo do envelhecimento da pele causado pelo sol.
Antioxidante
A pele por sua área extensa tem função protetora do organismo, ficando muito exposta aos ataques dos radicais livres, sendo a defesa antioxidante muitas vezes requisitada, quando esta defesa não é suficiente temos a aceleração do envelhecimento da pele.
Desta forma, a preocupação constante da cosmetologia é, prevenir e atenuar o envelhecimento cutâneo por meio de estudos de substâncias antioxidantes eficazes, e a vitamina C aparece como umas das mais eficientes.
Clareador
A vitamina C reduz a produção de melanina via inibição da enzima tirosinase, que é a principal reguladora das reações de formação desses pigmentos, por isso tem surgido como agente clareador da pele.
Outros Benefícios
Estudos comprovam também que a vitamina C quando utilizada com filtros solares promove um aumento da proteção da pele contra os raios solares e reduz os efeitos dos danos causados pelo sol, desta forma sendo recomendada também como um produto pós-sol.
Veja aqui algum dos produtos tem Vitamina C em sua composição: