O que são as manchas
As manchas em nossa pele ocorrem devido ao acumulo desigual de melanina (proteína que proporciona a cor escura) em determinadas regiões da pele.
A melanina tem como função proteger nossa pele das radiações solares, minimizando os dados dos raios ultravioleta, por isso as manchas acentuam quanto ficamos expostos ao sol.
A manchas (melasmas) aparecem na maioria das vezes na região da face, mas algumas vezes também podem aparecer em outras regiões como colo e antebraço. São mais frequentes em pessoas com tons de pele mais escuros, pois possuem melanócitos mais ativos.
Causas
Veja aqui as principais causas dos melasmas:
- Exposição ao Sol
- Anticoncepcionais
- Gravidez
- Disfunção da tireoide
Tratamentos
As duas formas mais utilizadas para o tratamento das manchas na face, são através da aplicação de ácidos ou cremes inibidores.
Ácidos: esse tratamento funciona através da remoção da melanina com a aplicação de ácidos. As vezes podem causar efeitos colaterais, e não é recomendável a exposição solar após o tratamento, o que dificulta sua utilização principalmente no verão.
Inibidores: neste caso são utilizadas substâncias que inibem a produção de melanina, o que promove um gradual e constante clareamento da região tratada. Tem como vantagem não possuir efeitos colaterais e poder ser utilizado em qualquer época do ano.
Precauções:
Independente do caso é sempre recomendado a utilização de protetor solar, mas para o caso de manchas o seu uso de protetores com o alto fator de proteção é indispensável, já que qualquer exposição mais intensa vai provocar um acumulo maior de melanina na região da mancha.